Convocatória de textos e projetos artísticos | INTERARTIVE

Body: 

banner IA 6PortDef

Español   English

Convocatória de textos e projetos artísticos:
Arte e Novas Mídias na América Latina

**Prazo da convocatòria prorrogado até o 26 de setembro**
Para a publicação do número #90, a Revista Digital InterArtive editará um número especial dedicado à análise de diversos aspectos das intersecções entre Arte e Novas Mídias no contexto geopolítico e cultural da América Latina. Convidamos à teóricos, críticos, curadores e artistas que trabalham sobre o tema a participar.

Desde meados do século passado, as relações da arte com as novas mídias tecnocientíficas se intensificaram. Especialmente a partir da década de 90, estas relações deram lugar a toda uma série de práticas híbridas que - como a net.art, as instalações multimídias interativas ou a bioarte - evidenciaram um questionamento crítico dos modos de produção, exposição, distribuição, consumo, recepção ou conservação tradicionalmente associados às práticas artísticas.

A construção de narrativas em torno à este fenômeno respondeu habitualmente à uma visão hegemônica de centro, pensada a partir de um olhar aos contextos da América do Norte e da Europa, deixando pouco espaço para narrativas que dessem conta de outras realidades. No entanto, apesar de ser considerado um fenômeno global, a chamada «arte das novas mídias» parece haver tido um desenvolvimento e uma implantação desigual em diferentes contextos locais, que responderia não só ao próprio alcance das mídias tecnocientíficas em distintas sociedades, mas também à toda a infraestrutura artístico-cultural que possibilita sua integração como ferramentas criativas.

O propósito deste número especial é visibilizar essas «outras» dinâmicas da arte das novas mídias que se produzem especificamente no âmbito latinoamericano, seja a partir da perspectiva das tensões entre centro e periferia - incidindo ou questionando - ou a partir da perspectiva das próprias semelhanças e diferenças que se dão em um território tão amplo e diverso.

Serão aceitas propostas que considerem um ou vários dos seguintes temas, entre outros:

  • História(s) das intersecções entre arte-tecnologia-ciência na América Latina e/ou suas diferentes regiões: projetos pioneiros, artistas, tendências, movimentos, etc.
  • Práticas artísticas que integrem as novas tecnologias e as ciências como meios criativos produzidas no contexto Latinoamericano: projetos de Net.Art, software art, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, experimentação sonora, experimentação visual, performance, dança, instalação interativa, robótica, bioarte, etc.
  • Problemáticas associadas à produção, distribuição, exposição, conservação,   etc. de arte dos novos meios, assim como a difusão, formação/educação, etc. nestes âmbitos dentro do contexto Latinoamericano.
  • Iniciativas e projetos (festivais, exposições, programas educativos, labs, bases de dados, etc.) destinados à abrir espaços de reflexão sobre as intersecções entre arte e tecno-ciência na América Latina e/ou diferentes regiões.

Os textos devem ter uma extensão entre 800 e 3000 palavras: Pautas de publicação (pdf Español) (pdf English)

As obras e projetos artísticos serão  publicadas em formato de Exposição Virtual (imagens e texto breve): Pautas de envio (pdf Español) (pdf English)

As propostas devem ser enviadas até o dia 15 26 de Setembro de 2016 por mail: info@interartive.org

O número #90 da Interartive será publicado no final de novembro 2016.

Com a colaboração de:

CE_color

Logo CeiarteLogo2REDCATSURminiEspLogo ProyectaLogo Lut