Cópia vs. Original: Convocatória de textos e projetos artísticos | INTERARTIVE

Body: 

english español italiano ελληνικά

originalvscopy

Para a publicação do número # 75 a revista digital Interartive editará um número especial dedicado à diversos aspectos da atual discussão sobre Cópia e Originalidade. Convidamos a teóricos, críticos, curadores e artistas que trabalham sobre o tema a participar.

O procedimento da cópia no âmbito da arte tem sido amplamente utilizado e abordado ao longo da história. Em muitos momentos se exerceu com a finalidade de preservação, considerando principalmente épocas anteriores ao surgimento da fotografia, mas também foi bastante utilizada pela academia de belas artes como estudo, imprescindível para a formação do artista. No entanto, com a revalorização do original, ressaltado pelo modernismo e aclamado pelas vanguardas artísticas no início do século XX, a copia foi depreciada. O surgimento da tecnologia e a reprodutibilidade técnica influenciaram os artistas para pensar novas estratégias de produção. Atualmente, ainda mais com o meio digital, a noção de cópia tem se modificado, tornando-se necessário aprofundar o tema para entender como e por quê se dão essas diferenças.

A presente convocatória pretende refletir sobre as transformações que ocorreram  nos procedimentos de cópia ao longo da história e seu vínculo com a produção artística. Nosso objetivo é sobretudo fomentar a discussão sobre os conceitos de cópia e original dentro do contexto contemporâneo.

Se aceitarão propostas que considerem um ou vários dos seguintes temas, entre outros:

. Procedimentos de cópia na arte contemporânea
. Estratégias artísticas de apropriação
. Múltiplos de arte
. Citações e referências
. Releitura e reinterpretação
. Coincidências e inconsciente coletivo
. Reprodução e aura da obra de arte
. Noção e valor do original
. Autenticidade e Falsificação
. Reutilização de imagens técnicas
. Copia e autenticidade na era da reprodução digital

Os textos devem ter uma extensão entre 800 e 3000 palavras. Consulte: Pautas Textos

As obras e projetos artísticos serão publicados em formato de Galeria Virtual: Imagens devem ser enviadas em até 500Kb e texto até 500 palavras. Consulte: Pautas Obras

As propostas devem ser enviadas até 19 de abril de 2015 por email: info@interartive.org

O número 75 de Interartive será publicado no final de junho, 2015.

ISSN 2013-679X