Arte + Mobilidade: Convocatória de textos e projetos artísticos | INTERARTIVE

Body: 

english français العربية español português italiano ελληνικά
Convocatória de textos e projetos artísticos: Arte e Mobilidade
Deadline: 15 de Julio de 2013

Para a publicação de seu número #55, a Revista Digital InterArtive fará um número especial dedicado às diversas facetas da atual discussão sobre Arte e Mobilidade. Convidamos à participar desta edição todos os teóricos, críticos, curadores e artistas que trabalhem sobre o tema.

As práticas artísticas e a criatividade tem uma relação íntima e direta com a mobilidade. Grande parte da arte e da arquitetura que conhecemos não  haveria existido se não tivesse existido o impulso de viajar, o impulso de descobrir, o impulso de ir além dos limites – territoriais e mentais – do conhecido.

Refletir sobre a mobilidade hoje nos exige analisar os fenômenos sociais, políticos, econômicos e culturais e ampliar o olhar expandindo os conceitos de viagem, deslocamento e descobrimento.

A prática da mobilidade pode ser pensada como uma experiência fenomenológica em que a identidade entra em contato com a alteridade, como um caminho de transformação onde se questionam ideias, percepções e preconceitos; como um valor, um processo responsável de enriquecimento e conhecimento, e não apenas como uma simples viagem de ida e volta, ou um simples deslocamento.

A mobilidade apresenta múltiplas facetas: está diretamente relacionada com a questão da diversidade, do intercâmbio, da experiência e do diálogo intercultural e ao mesmo tempo nos leva a refletir sobre a migração, os exílios e os obstáculos que existem para cruzar as fronteiras.

Refletir sobre uma história da mobilidade, aprofundar os estudos sobre processos de transformação do conhecimento, da cultura e da arte e sobretudo pensar a mobilidade hoje, na contemporaneidade, estão entre os objetivos desta convocatória.

Serão aceitas propostas que considerem um ou vários dos seguintes temas, entre outros:

  • Mobilidade, Diversidade Cultural e Diálogo Intercultural
  • Migração, Exílio e Diáspora
  • Obstáculos à Mobilidade e Assuntos de Vistos de Imigrantes
  • Intercambio Cultural, Residências Artísticas, Hospitalidade
  • Interação Humana, Responsabilidades, Eco-Mobilidade
  • Práticas artísticas nômades
  • Tradução e Linguagem
  • Viagem, Exploração e História da Mobilidade
  • Mobilidade Virtual

Os textos devem ter uma extensão entre 800 e 3000 palavras: Pautas de formato (pdf inglês) (pdf espanhol)

As obras e projetos artísticos se publicarão em formato de Galeria Virtual (imagens e texto breve): Pautas de envio (pdf inglês) (pdf espanhol)

As propostas devem ser enviadas até 15 de julio de 2013 ao email: info@interartive.org

ISSN 2013-679X

.

.

In partnership with: