"Art + Copyright": Convocatória | INTERARTIVE

Body: 

english español italiano ελληνικά

Convocatória de textos e projetos artísticos: Arte & Copyright

Deadline: 10 de fevereiro de 2013

Para comemorar a publicação de seu número #50, a Revista Digital Interartive editará um número especial dedicado às diversas facetas da atual discussão sobre Arte & Copyright. Convidamos à teóricos, críticos, curadores e artistas que trabalhem sobre o tema à participar dessa edição.

Com a velocidade com que se desenvolvem as novas tecnologias e a facilidade de piratear conteúdos e espalhar  pela web, o estatus dos direitos autorais estremeceu consideravelmente. No entanto, o pensamento sobre o copyright não se desenvolveu com a mesma velocidade que os meios e as práticas. Por isso, parece oportuno abrir uma discussão ampla que evoque as significativas transformações nas formas de pensar a autoria e os direitos, assim como nas diversas maneiras de proteger as obras sem frear as vantagens tecnológicas de difusão.

Por outro lado, embora hoje em dia o copyright apareça quase sempre ligado ao digital e ao comercial, existe também uma dimensão histórica e criativa. Por exemplo, o tema da copia foi uma constante no âmbito da arte; cada época teve sua postura à respeito, provocando reações e diálogos que desafiaram as formas de entender a questão e que nos permitem contextualizar o debate atual.

Se aceitarão propostas que considerem um ou vários dos seguintes temas, entre outros:
- Teoria, prática e crítica do copyright na Era Digital
- Pirataria e Cultura Livre
- Creative Commons e licenças livres
- Original, copia e direitos autorais
- Co-autoria, obra aberta e copyright
- Citação, apropriação e copyright

Os textos devem ter uma extensão entre 800 e 3000 palavras: Pautas de formato (pdf inglês) (pdf espanhol)

As obras e projetos artísticos se publicarão em formato de Galeria Virtual (imagens e texto breve): Pautas de envio (pdf inglês) (pdf espanhol)

As propostas devem ser enviadas até 10 de fevereiro ao email: info@interartive.org

A decisão da equipe editorial se comunicará aos autores no dia 11 de março.